Postado dia 04/10/2021 às 02:10

Tacchini e ITPS celebram sucesso de estudo multicêntrico envolvendo antiviral molnupiravir

A MSD (Merck Sharp & Dohme) e a Ridgeback Biotherapeutics anunciaram na última sexta-feira, dia 1º, que o molnupiravir, um medicamento antiviral oral em investigação, reduziu significativamente o risco de hospitalização ou morte em uma análise interina de Fase 3 em pacientes adultos não hospitalizados com Covid-19 leve a moderado. O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) está entre os 7 centros brasileiros que recrutaram pacientes para o estudo. 

Na análise interina do estudo global, multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, o molnupiravir reduziu em aproximadamente 50% o risco de hospitalização ou morte (objetivo primário do estudo). Até o 29º dia, nenhuma morte foi relatada em pacientes que receberam o medicamento, em comparação com oito mortes em pacientes que receberam placebo. 

Os dados demonstraram ainda que 7,3% dos pacientes que receberam molnupiravir foram hospitalizados ou morreram até o dia 29 após a randomização (28/385), em comparação com 14,1% dos pacientes tratados com placebo (53/377); Por recomendação de um Comitê de Monitoramento de Dados independente e em consulta com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, o recrutamento do estudo está sendo interrompido precocemente devido a esses resultados positivos. 

A MSD planeja enviar um pedido de Autorização de Uso de Emergência ao FDA dos EUA o mais rápido possível com base nessas descobertas e planeja enviar pedidos a outros órgãos reguladores em todo o mundo. No Brasil, a MSD está em negociações avançadas com órgãos técnicos governamentais competentes para colaboração tecnológica com o objetivo de definir a melhor forma de acesso à população – ainda dependendo de aprovação regulatória. A submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será solicitada em breve.

“Estamos muito felizes e orgulhosos por termos participado desse estudo, contribuindo ativamente na busca de um tratamento eficaz no combate à COVID-19, seguindo com nosso propósito de contribuir com o avanço no combate à pandemia e colocando definitivamente o Tacchini no patamar dos grandes centros de pesquisa do país”, descreve a Investigadora Principal (PI) do estudo no Tacchini, dra. Nicole Golin. 

“Consistente com o compromisso inabalável da MSD de salvar e melhorar vidas, continuaremos a trabalhar com as agências reguladoras e fazer tudo o que pudermos para levar molnupiravir aos pacientes o mais rápido possível”, disse Robert M. Davis, CEO e presidente da MSD. “Em nome de todos nós, agradeço nossa rede de pesquisadores clínicos e pacientes por suas contribuições essenciais para o desenvolvimento do molnupiravir”, completa. 

“Como o vírus continua a circular amplamente e as opções terapêuticas que agem diretamente contra o vírus atualmente disponíveis são injetáveis ou requerem acesso a uma unidade de saúde, os tratamentos antivirais que podem ser tomados em casa para manter as pessoas com Covid-19 longe dos hospitais são extremamente necessários”, disse Wendy Holman, CEO da Ridgeback Biotherapeutics. “Estamos muito encorajados com os resultados da análise interina e esperamos que molnupiravir, se autorizado para uso, possa ter um impacto profundo no controle da pandemia. Nossa parceria com a MSD é crítica para garantir acesso rápido global se este medicamento for aprovado, e nós agradecemos o esforço colaborativo para alcançar este importante estágio de desenvolvimento”, avalia.

Sobre os resultados da análise interina

A análise interina avaliou dados de 775 pacientes que foram inicialmente inscritos no estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo de Fase 3 até 5 de agosto de 2021. No momento da decisão de interromper o recrutamento com base nos resultados provisórios de eficácia, o ensaio estava se aproximando de 90% do recrutamento total da amostra de Fase 3 de 1.550 pacientes.

Os critérios de elegibilidade exigiam que todos os pacientes apresentassem covid-19 leve a moderado confirmado em laboratório, com início dos sintomas até 5 dias da randomização, ter mais de 18 anos de idade e pelo menos um fator de risco para evolução desfavorável da covid-19 como, por exemplo, obesidade, diabetes, qualquer doença cardíaca grave – ou ter mais de 60 anos. Molnupiravir reduziu o risco de hospitalização e / ou morte em todos os subgrupos principais; a eficácia não foi afetada pelo tempo de início dos sintomas ou fator de risco subjacente. Além disso, com base nos participantes com dados de sequenciamento viral disponíveis (aproximadamente 40% dos participantes), molnupiravir demonstrou eficácia consistente nas variantes virais Gama, Delta e Mu.

A incidência de qualquer evento adverso foi comparável nos grupos molnupiravir e placebo (35% e 40%, respectivamente). Da mesma forma, a incidência de eventos adversos relacionados ao medicamento também foi comparável (12% e 11%, respectivamente). Menos indivíduos interromperam a terapia do estudo devido a um evento adverso no grupo do molnupiravir (1,3%) em comparação com o grupo do placebo (3,4%).

Sobre os esforços da MSD para permitir o acesso ao molnupiravir, se for aprovado nos EUA 

Em antecipação aos resultados da pesquisa, a MSD vem produzindo molnupiravir sob risco. A empresa espera produzir 10 milhões de tratamentos até o fim de 2021, com mais doses previstas para serem produzidas em 2022.

No início deste ano, a MSD firmou um contrato de aquisição com o governo dos Estados Unidos segundo o qual a empresa vai fornecer aproximadamente 1,7 milhão de tratamentos de molnupiravir ao governo dos EUA, mediante a aprovação do FDA. Além disso, a MSD firmou contratos de fornecimento e compra do molnupiravir com outros governos em todo o mundo, com autorização regulatória pendente e atualmente em discussão com outros governos.

A MSD está comprometida em fornecer acesso oportuno ao molnupiravir globalmente, se for autorizado ou aprovado, e planeja implementar uma abordagem de preços diferenciados com base nos critérios de renda dos países do Banco Mundial para refletir a capacidade relativa dos países de financiar uma resposta à pandemia. Como parte de seu compromisso com o amplo acesso global, a MSD anunciou anteriormente que a empresa fechou acordos de licenciamento voluntário não exclusivo para molnupiravir com fabricantes de genéricos para acelerar a disponibilidade de molnupiravir em mais de 100 países de baixa e média renda (LMICs) após aprovações ou autorização de emergência por agências reguladoras locais.

Mais sobre o estudo

O estudo MOVe-OUT (MK-4482-002) foi um estudo global de Fase 3, randomizado, controlado por placebo, duplo-cego, com pacientes adultos com Covid-19 confirmado em laboratório, com doença leve a moderada e não hospitalizados. Os pacientes precisavam ter pelo menos um fator de risco para evolução desfavorável da doença e início dos sintomas até cinco dias antes da randomização. O objetivo primário do MOVe-OUT foi avaliar a eficácia do molnupiravir em comparação com o placebo, tendo como desfecho o percentual de hospitalização e / ou morte desde o momento da randomização até o 29º dia.

A Fase 3 do MOVe-OUT foi conduzida globalmente em mais de 170 países como Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, França, Alemanha, Guatemala, Israel, Itália, Japão, México, Filipinas, Polônia, Rússia, Sul África, Espanha, Suécia, Taiwan, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos.

No Brasil, o tratamento está vinculado a sete centros de pesquisa: três em São Paulo (dois na capital e um em São José do Rio Preto no interior), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e o ITPS, em Bento Gonçalves (RS).

Os fatores de risco mais comuns incluem obesidade, idade avançada (> 60 anos), diabetes mellitus e doenças cardíacas. Até o momento, as variantes Delta, Gamma e Mu foram responsáveis por quase 80% dos casos avaliáveis no julgamento. O recrutamento na América Latina, Europa e África representou 55%, 23% e 15% da população do estudo, respectivamente. 

As nomenclaturas:

Atualmente, a classe científica considera padrão-ouro estudos clínicos com algumas características que os tornam mais confiáveis e precisos. Estes aspectos são avaliados pela gestão do ITPS e da Divisão Hospitalar no momento da candidatura para participar de um estudo clínico. Saiba o que cada uma das nomenclaturas citadas acima significa: 

Multicêntrico: que ocorre de forma simultânea, por meio de um mesmo protocolo, em diversas instituições. É capaz de abranger uma maior diversidade da população, aumentando a representatividade da amostra do estudo e, consequentemente, concedendo-lhe maior “poder”, já que seus resultados podem ser aplicáveis à população em geral.

Randomizado: O ensaio clínico randomizado é o tipo de estudo experimental mais frequentemente usado em pesquisa clínica. Os pacientes são alocados aleatoriamente para diferentes grupos dentro da pesquisa. Esse tipo de estudo é o padrão-ouro para determinação de eficácia de um medicamento ou vacinas.

Duplo-cego: nem o paciente e nem o pesquisador sabem se receberam o medicamento ou placebo. O mascaramento (duplo-cego) é um dos princípios fundamentais para se evitar o viés na pesquisa, já que tanto pesquisadores como participantes podem ter noções preconcebidas, assim como esperanças e expectativas de que novas intervenções sejam mais benéficas que as antigas ou que o placebo.

Controlado por placebo: significa que um grupo (de intervenção) vai receber o tratamento que se quer testar e o outro (controle) receberá placebo, para avaliar a segurança e eficácia da terapia em estudo. 

Sobre molnupiravir

O molnupiravir (MK-4482 / EIDD-2801) é um antiviral experimental administrado por vi oral de um potente análogo de ribonucleosídeo que inibe a replicação do SARS-CoV-2, o agente causador da Covid-19. Molnupiravir demonstrou ser ativo em vários modelos préclínicos de SARS-CoV-2, incluindo para profilaxia, tratamento e prevenção da transmissão.

Além disso, dados pré-clínicos e clínicos demonstraram que molnupiravir é ativo contra as variantes mais comuns da SARS-CoV-2. Molnupiravir foi desenvolvido na Drug Innovations at Emory (DRIVE), LLC, uma empresa de biotecnologia sem fins lucrativos de propriedade integral da Emory University, e está sendo desenvolvido pela MSD em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics.

Molnupiravir também está sendo avaliado para profilaxia pós-exposição no MOVe-AHEAD, um estudo de Fase 3 global, multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que avalia a eficácia e segurança do molnupiravir na prevenção da disseminação da covid-19.

Sobre a MSD 

Por 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. MSD é o nome pelo qual é conhecida a Merck & Co. Inc. fora dos Estados Unidos e do Canadá, cuja sede fica em Kenilworth (New Jersey, EUA). Demonstramos nosso compromisso com os pacientes e com a saúde da população, aumentando o acesso aos serviços de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance. 

Hoje, a MSD continua na vanguarda da pesquisa para prevenir e tratar doenças que ameaçam pessoas e animais – incluindo câncer, doenças infecciosas como HIV e Ebola e doenças animais emergentes -, pois aspiramos ser a principal empresa biofarmacêutica intensiva em pesquisa no mundo. Para mais informações, visite http://www.msd.com/ e conecte-se conosco no Twitter, LinkedIn e YouTube. 

A MSD no Brasil 

Presente no Brasil desde 1952, a MSD conta com mais de 1,9 mil funcionários no país, nas divisões de Saúde Humana, Saúde Animal e Pesquisa Clínica. Para mais informações, acesse o site da MSD e conecte-se conosco no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO