Postado dia 07/03/2022 às 09:03

Residência Médica inicia no Tacchini: entenda como o programa funciona

Nesta semana, o Tacchini Sistema de Saúde viveu mais um marco histórico e inédito em sua história de 97 anos: a primeira turma de médicos residentes do Tacchini iniciou seus trabalhos na instituição. Ao todo, 6 profissionais formados deram os primeiros passos para a especialização no hospital bento-gonçalvense. Dois atuarão na área de Pediatria, que tem como coordenadora do programa a Dra Simone Caldeira; e quatro na área de Clínica Médica, que conta com a coordenação da Dra Franciele Debortoli.

Como funciona o programa

A residência médica é um programa de pós-graduação destinado a médicos que já se formaram e obtiveram o registro profissional junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Considerado “padrão ouro” da especialização médica, esse é um modelo de aprendizagem que contempla pelo menos 80% da carga horária com atividades práticas, todas supervisionadas por médicos que já possuem a qualificação na especialidade desejada pelo médico residente, seguindo regras específicas de legislação.

“Realizar um programa de residência médica beneficia o profissional, a instituição onde ele irá realizar sua especialização e, principalmente, os pacientes. Essa forma de aprendizado é aplicada nos melhores hospitais do Brasil e do mundo e temos muito orgulho de poder oferecer isso à nossa comunidade. Certamente os residentes vão ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, descreve a diretora técnica do Tacchini, Dra. Nicole Golin.

Durante pelo menos 2 anos de formação, o médico residente vivencia uma série de situações que vão complementar, na prática, todo o aprendizado da graduação. No decorrer do programa, o profissional contribui para a qualificação da assistência aos pacientes, atuando no atendimento em emergências, plantões e ambulatórios de especialidades, acompanhando pacientes internados, entre outras atividades, sempre com a supervisão de um médico especialista, chamado de preceptor.

Como foi a escolha

Para se qualificar para o programa, os médicos residentes passaram por um processo seletivo em duas etapas. A primeira foi a aprovação no Exame da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), enquanto a segunda consistiu na Análise e Arguição de Curriculum Lattes, realizada por profissionais do Tacchini relacionados ao programa.

Parceria com o Hospital Sírio-Libanês

A partir da decisão de oferecer programas de especialização como os de residência médica, o Hospital Tacchini buscou uma parceria de competência reconhecida na área, que pudesse dar suporte não apenas nas questões burocráticas, mas que também contribuísse na elaboração da grade curricular e prestasse suporte metodológico. O Hospital Sírio-Libanês (SP) se tornou parceiro na formação dos preceptores que vão comandar as residências médicas da instituição bento-gonçalvense.

“Queremos os melhores residentes conosco. Então nada mais lógico do que oferecermos o melhor método de formação para eles. Enxergamos a residência como uma porta de entrada para uma longa carreira e essa é uma forma de valorizar aqueles que escolheram o Tacchini desde o início”, descreve Augusto do Amaral, gestor de pessoas do Hospital Tacchini.  

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO