Postado dia 20/05/2021 às 12:05

Pelo terceiro mês consecutivo, 6º BCom realiza doação de sangue

Cerca de 10 militares do 6º Batalhão de Comunicações do Exército de Bento Gonçalves, realizaram nesta quinta-feira, dia 20, a doação voluntária de sangue, junto ao Hemocentro de Caxias do Sul. A ação faz parte da campanha do Hospital Tacchini, que visa suprir a utilização de bolsas de sangue na instituição.

Este é o terceiro mês consecutivo que os militares promovem a doação de sangue em nome do Hospital Tacchini. A intenção, de acordo com o Exército, é manter uma média de pelo menos 10 doadores por mês, a fim de potencializar a Campanha Nacional de Doação Voluntária de Sangue conduzida pelo Ministério da Saúde, e incentivar mais pessoas a se engajarem na causa. 

Atualmente, o Tacchini utiliza cerca de 260 bolsas todos os meses. No último ano, a média de doações relacionadas à instituição foi de 90 bolsas mensais, bem abaixo do objetivo inicial, que é repor pelo menos 50% da necessidade do hospital. 

Em 2021, o agravamento da pandemia durante a segunda onda da Covid-19 fez as doações diminuírem ainda mais. Em março foram registrados apenas 31 doadores. Em abril, o número subiu para 48, mas ainda representa menos de 40% do necessário para manter os estoques do Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) em patamares aceitáveis.  

Como fazer sua doação

O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, mas sim uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como transfusões ambulatoriais e de pacientes internados, mas não está apto a realizar coleta. Contudo, para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul. 

Durante a pandemia, o cuidado com segurança durante a viagem é redobrado. O veículo é higienizado a cada viagem e a distância mínima entre passageiros é respeitada. Além disso, os doadores são orientados a permanecerem de máscara durante toda a viagem. 

As viagens ocorrem todos os sábados pela manhã. Em outros dias da semana, a agência transfusional realiza o agendamento no Hemocs, mas não fornece transporte. Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO