Postado dia 31/10/2023 às 12:10

Instituto do Câncer expõe números: tumores de mama lideram ranking

Durante a 1ª Jornada Multidisciplinar de Câncer de Mama do Tacchini, realizada no último sábado, dia 28, o Instituto do Câncer do Hospital Tacchini apresentou alguns dos números relacionados à doença. Entre os tumores malignos mais frequentemente tratados na instituição em 2022, o de mama aparece em primeiro lugar, com quase o triplo de casos em relação ao segundo colocado. 

Referência em tratamento SUS para 22 municípios da região, o Instituto do Câncer do Tacchini cuidou de 884 pessoas com diagnóstico de câncer de mama no último ano. Os tumores de próstata, que aparecem em segundo na lista, registram 307 pacientes. Em terceiro no ranking estão os casos em cabeça e pescoço, com 127. 

Os números também são alarmantes quando analisamos as projeções nacionais para os próximos anos. De acordo com estimativa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), até 2025 o câncer de mama será responsável por 30,1% do total de novos casos da doença entre mulheres. Em segundo lugar aparecem os diagnósticos de cólon e reto, com 9,7%. 

“Existem casos em que o fator genético é preponderante, mas na maioria das vezes a prevenção contra essa doença pode ser feita a partir da adoção de hábitos simples, como realizar exercícios físicos, alimentação saudável, além de evitar tabagismo e excesso de consumo de bebidas alcoólicas”, descreveu a Dra. Aline Valduga, uma das palestrantes do evento. 

O evento

A 1ª Jornada Multidisciplinar de Câncer de Mama do Tacchini reuniu cerca de 50 pessoas no Auditório do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Estiveram presentes estudantes da saúde que pretendem trabalhar com o tema, profissionais que já atuam na área e secretarias municipais de saúde de alguns municípios da região. 

A última palestra do dia foi reservada para a paciente Edna Rizzi. No relato intitulado “Câncer de mama: da ciência à vivência”, ela contou sobre sua experiência com a doença, desde a descoberta do diagnóstico durante a gestação de seu primeiro filho, em 2022, até o tratamento, hoje em fase final. 

“Durante toda essa trajetória, vivi momentos muito difíceis. Mas o apoio do meu marido, do meu filho e dos profissionais que estão do meu lado desde o primeiro minuto, me dão forças para superar qualquer obstáculo”, relembrou. 

O evento passa a fazer parte da das atividades do Tacchini relacionadas ao Outubro Rosa, uma campanha global que simboliza a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma nova edição da Jornada já está sendo organizada para 2024. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO