Hospital Tacchini

Hospital Tacchini Hospital São Roque Planos de Saúde Tacchimed Farmácia Tacchimed

Home // Grupo de Humanização

Grupo de Humanização

Grupo de Humanização desenvolve vários trabalhos de grande importância para a comunidade hospitalar

O Grupo de Humanização tem como missão sensibilizar as pessoas, incentivar a consolidação as redes de atuação e comunicação, visando uma cultura de humanização institucional que possa contribuir para a qualidade do atendimento dos profissionais que atuam no Hospital Tacchini, orientando na construção e implantação do processo de Humanização. O  Grupo de Humanização desenvolve várias ações, tais como:

  • Projeto 30 Minutos: pequenos encontros de 30 minutos de duração, onde uma enfermeira, uma nutricionista, uma psicóloga, uma assistente social e uma fisioterapeuta abordam um assunto da respectiva especialidade e de interesse dos funcionários, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida do próprio cuidador.
  • Campanha do Silêncio: um mascote, com o logotipo da campanha, passa duas semanas em cada setor do Hospital. A equipe do setor visitada pelo mascote deve organizar uma pequena ação e apresentá-la ao Grupo de Humanização, objetivando reduzir o barulho no seu setor. Essa ação abrange tanto a área assistencial como a área de apoio e a administrativa;
  • Acompanhamento dos trabalhos assistenciais: um subgrupo do grupo de Humanização reúne, periodicamente, os responsáveis pelas ações que acontecem nas unidades assistenciais para avaliar e auxiliar a implementação das ações, bem como verificar os resultados obtidos.
  • I Jornada de Humanização: o Grupo organiza a  Jornada de Humanização Hospitalar, reunindo representantes de hospitais de outros municípios, com o objetivo de promover o tema “Ações de Humanização na Assistência Hospitalar”, bem como promover as ações desenvolvidas no Hospital Tacchini;
  • Participação no Treinamento Introdutório: o objetivo é divulgar o tema “Humanização” e integrar os novos funcionários do Hospital, além de promover o acolhimento no âmbito hospitalar;
  • Estudo das Cartilhas da PNH: promoção do estudo coletivo sobre as Cartilhas da Política Nacional de Humanização, com realização de um comparativo com as ações existentes no Hospital Tacchini;
  • Participação em Simpósios de Administração Hospitalar: Em 2009, o evento ocorreu  em Curitiba, com o tema Cidadania e Sustentabilidade, onde foi apresentado o trabalho “Práticas de Humanização na Assistência Hospitalar” e divulgadas as ações realizadas pelo Hospital Tacchini.

    De acordo com as ações implantadas em 2009, o Grupo pode observar várias melhorias, tais como:
  • Maior conhecimento do Grupo quanto ao tema Humanização e como o Ministério da Saúde organiza este tema em nível nacional, através da Política Nacional de Humanização;
  • Diminuição do barulho nas áreas intra e extra-hospitalares, evidenciado pela diminuição de reclamações nos formulários de Satisfação dos Clientes;
  • Maior integração entre as equipes e o resgate do valor do ser humano, estimulado pelo Projeto Cuidando do Cuidador;
  • Atendimento Humanizado nas Unidades Assistenciais, cada uma com ações específicas para o perfil do setor;
  • A comemoração de datas festivas para pacientes hospitalizados, proporciona momentos de descontração e alegria, reduzindo o estresse hospitalar e, muitas vezes, auxiliando na recuperação dos pacientes.

ANS-n° 34255-6

Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini
Rua José Mário Mônaco, 358 - Bento Gonçalves
atendimento@tacchini.com.br
+54 3455.4333
Info